Noticias

Veja as últimas notícias

Condomínios devem tomar cuidado com danos elétricos causados por raios

Condomínios devem tomar cuidado com danos elétricos causados por raios

O verão está chegando e umas das características desta estação são as chuvas intensas e o alto índice de raios e trovões. Na RM do Vale do Paraíba não é diferente e, neste ano, todos deverão ficar ainda mais atentos, já que segundo pesquisa realizada pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos a quantidade de raios aumentará 20% em relação aos últimos anos.

Esse crescimento tem como consequência o alto índice de danos elétricos em casas, condomínios, comércios e outros lugares que utilizam o sistema elétrico. Nos condomínios é preciso ficar muito atento, pois as descargas podem danificar equipamentos tanto do condomínio como do condômino.

Segundo Ivana Lopes, diretora de Administração Imobiliária e Condomínios da Regional do Secovi na RM do Vale do Paraíba, é comum que nos condomínios seja inserida no seguro obrigatório a cobertura para danos elétricos, que normalmente reembolsará as despesas com os danos a equipamentos como placas de interfone, elevadores, portões etc.

Ela diz ainda que “se não houver cobertura contratada especificamente para este item, o prejuízo deverá ser rateado entre os condôminos”. A especialista explica que o conserto e as despesas com os danos nos aparelhos (de uso particular, privado ou pessoal) do morador é responsabilidade do mesmo, que poderá acionar o seguro particular da residência, caso o tenha contratado. “O que orientamos é que cada morador faça seguro da sua própria unidade e verifique as coberturas adequadas.

Desta forma, caso ocorra um dano por descarga elétrica nos equipamentos particulares, se contratada a cobertura específica, o seguro poderá ser acionado”, afirma. A orientação do Secovi-SP é de que principalmente neste período com altos índices de descargas elétricas, os moradores desliguem seus equipamentos eletroeletrônicos da tomada. É fundamental também seguir essa instrução antes de viajar, para que possíveis danos elétricos sejam evitados.

Fonte: Secovi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>