Noticias

Veja as últimas notícias

Mais da metade dos imóveis em Campinas não têm registro

Mais da metade dos imóveis em Campinas não têm registro
Além de afetar a arrecadação do IPTU, a situação traz insegurança jurídica para o proprietário

Levantamento realizado pelo Grupo de Governança de Terras da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) identificou que 59% dos imóveis do município não possuem registro em cartório, fator que gera prejuízos tanto para a administração pública como   para os próprios proprietários. O estudo mostrou que 24% estão sustentados   por contratos de gaveta e 16% são considerados informais, por estarem   em áreas não regularizadas, como terrenos em ocupações clandestinas. Na cidade, ainda é possível encontrar bairros com infraestrutura de água encanada, energia, ruas asfaltadas, transporte público, mas nenhum imóvel com registro.

“Além de afetar negativamente a arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), essa situação traz muita insegurança para o proprietário e deve ser sanada o mais rápido possível”, ressalta o diretor de Intermediação Imobiliária da Regional Secovi em Campinas, Rodrigo Coelho de Souza. “A lei determina que a propriedade pode ser transmitida mediante inscrição no Registro Imobiliário. Ou seja, não basta apenas a escritura ou o contrato firmado entre as partes se não houver posterior validação no cartório competente”, finaliza.

Fonte: Secovi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>