Noticias

Veja as últimas notícias

Crowdfunding de imóvel em SP volta a captar recursos

Crowdfunding de imóvel em SP volta a captar recursos

O crowdfunding idealizado pela construtora Vitacon e pela URBE para a construção do prédio VN Cardoso de Melo, localizado na Vila Olímpia, voltou a operar após suspensão da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A autarquia havia detectado a utilização irregular de material de divulgação.

De acordo com as empresas, o crowdfunding retornou “sem alterações de conteúdo, e sim adequações de acordo com sugestões da entidade”.

O crowdfunding é um sistema conhecido como uma “vaquinha virtual” em que várias pessoas contribuem com valores acessíveis para algum projeto. A operação será feita na plataforma do URBE.ME. De acordo com a Vitacon, o VN Cardoso de Melo, localizado na Vila Olímpia, será o primeiro prédio a ser financiado por meio de crowdfunding no país. O investimento é 100% online e pode ser realizado com valores a partir de R$ 1 mil. A rentabilidade será obtida pela performance do empreendimento.

Paulo Deitos, sócio do URBE.ME, afirma que o investimento por meio da plataforma possibilita a participação de um maior número de pessoas em investimentos desse porte. A plataforma do URBE.ME – que inicia agora a primeira captação – foi lançada em abril. Plataformas semelhantes já funcionam em outros países, como o Fundrise, primeiro crowdfunding imobiliário nos Estados Unidos.

Os projetos que entrarão na plataforma são selecionados pelo URBE.ME de acordo com a viabilidade econômica e com o impacto urbano, que deve ser sempre positivo.

Fonte: InfoMoney