Noticias

Veja as últimas notícias

Especialistas discutem princípios para um condomínio ideal

Especialistas discutem princípios para um condomínio ideal

Mostrar caminhos para, dentro das possibilidades de cada gestão, chegar ao condomínio dos sonhos. Essa era a proposta do debate Princípios para um condomínio ideal, que encerrou a 5ª Feira Secovi Rio, em 24 de setembro. Mediado pelo vice-presidente administrativo do Secovi Rio, Ronaldo Coelho Netto, o painel recebeu a participação com especialistas de diversas áreas que apresentaram dicas sobre simples ações que podem mudar significativamente a qualidade de vida em um edifício e reduzir as suas despesas.

A engenheira civil e assessora da vice-presidência de Sustentabilidade do Secovi-SP, Clarice Degani abriu o círculo de debatedores levantando a questão da interferência dos condomínios no meio ambiente e dando conselhos para implementar medidas sustentáveis nos edifícios.

“O condomínio ideal é sustentável, ou seja, permanece útil e com desempenho ao longo do tempo”, disse Clarice. Segundo a assessora do Secovi-SP, conhecer os consumos (água, luz, gás) e emissões do condomínio estão dentre as principais práticas sustentáveis que podem ser adotadas por qualquer condomínio. “A partir deste levantamento, é possível definir prioridades, implementar as ações e acompanhar os resultados.”

O segundo a falar foi o representante da Osram no Rio de Janeiro, Paulo Gama, que apresentou modelos econômicos de iluminação.

Logo em seguida, o responsável por operações residenciais e comerciais não reguladas na CEG, Rafael Miranda falou sobre o uso de gás e os estudos de planos energéticos do governo para 2050. Fechando as apresentações, o arquiteto da Secretaria Municipal de Urbanismo, Silvio Coelho de Oliveira, esclareceu questões sobre auto vistoria.

Clarice classificou como “ótimo” o debate. “Trouxe à tona a importância da vistoria predial, da contratação de projetos e profissionais mais qualificados, menor informalidade na prática de reformas nas unidades habitacionais”, pontuou.

No fim das apresentações Ronaldo Netto leu perguntas feitas pelo público, que foram esclarecidas pelos palestrantes. O vice-presidente administrativo do Secovi Rio ainda chamou a atenção para importância de investir esforços sempre em busca de tornar os edifícios espaços melhores para todos. “Não vamos conseguir fazer tudo que queremos em nossos condomínios, mas temos que fazer alguma coisa. Esse é o nosso papel hoje em dia”, afirmou.

Fonte: Com informações do Secovi Rio – assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>