Noticias

Veja as últimas notícias

Marketing de serviços foi tema de painel no Enacon 2014

Marketing de serviços foi tema de painel no Enacon 2014

Para que as empresas do setor de serviços, entre as quais estão as administradoras de condomínios, se sustentem com vigor em um cenário competitivo, a saída é focalizar em uma segmentação de mercado. “Atender com excelência todo mundo é impossível. Daqui para frente , é preciso escolher para quem você vai atuar”, disse Gilberto Cavicchioli, consultor de empresas e professor de Marketing de Serviços da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), durante o painel Marketing de Serviços do Enacon 2014 (Encontro das Administradoras de Condomínios).

Para Cavicchioli, as empresas precisam avançar em conhecer o que seus clientes valorizam. Fez ressalvas quanto à expressão “agregar valor”, amplamente utilizada no mercado na captação de clientes. “Mas o que é agregar valor?”, provocou o palestrante. “Você sabe o que o seu cliente mais valoriza? É inovação, agilidade, versatilidade? Do que ele mais precisa? Para ele, agregar valor é a capacidade que você tem de oferecer o que ele mais valoriza”, emendou.

Diferente do que ocorre em produtos, quem presta serviços se depara com uma peculiaridade: a forma como os clientes aferem a qualidade do que lhes é oferecido. “Em serviços, é mais difícil tangibilizar a qualidade. Ela é medida pelo cliente quase que simultaneamente ao momento em que o serviço está sendo prestado”, disse. “Por que é que um médico pendura na parede de seu consultório um monte de diplomas e certificações? É para reduzir a intangibilidade do que faz.”

Em razão da dificuldade de medir a qualidade em serviços, torna-se complexo o processo de construção de marca. Segundo Cavicchioli, para que essa consolidação ocorra, os nortes das empresas devem ser: agilidade, segurança, inovação, capacidade de atender prontamente a reclamações de clientes, personalização e responsabilidade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>