Noticias

Veja as últimas notícias

Mercado de imóveis atinge em junho pior condição de crédito em 12 anos

Mercado de imóveis atinge em junho pior condição de crédito em 12 anos

As condições de crédito imobiliário atingiram, em junho, o pior nível em 12 anos, de acordo com o Radar Abrainc-Fipe. A média geral do indicador foi de 2,2 pontos no mês, com queda de 0,1 ponto ante maio e de 1,6 ponto em relação a junho do ano passado.

Em maio, quando o indicador foi divulgado pela primeira vez, também foi constatado que o setor vivia o pior momento desde 2004. O melhor mês da série histórica havia sido julho de 2013, com nota 7,6 pontos.

Calculado pela Abrainc e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o levantamento tem pontuação de zero a dez, conforme as condições de cada indicador sejam consideradas de desfavoráveis a favoráveis, respectivamente.

O estudo combina quatro dimensões – ambiente macro, crédito imobiliário, demanda e ambiente setorial -, cada uma com três indicadores.

Em junho, houve queda nas quatro dimensões avaliadas, na comparação anual. A maior redução foi registrada na dimensão demanda, com variação negativa de 3,2%.

Em relação a maio, porém, houve leve alta de 0,1% na dimensão ambiente macro. A nota da dimensão ambiente do setor foi 4,4 pontos, a de demanda, 1,2 ponto, a do ambiente macro, 1,3 ponto, e a do crédito imobiliário, 2 pontos.

Considerando-se os 12 indicadores, cinco estão nos níveis mais baixos da série. Na comparação com maio, seis indicadores apresentaram queda, e os outros seis tiveram alta. Os indicadores são elaborados a partir de séries dessazonalizadas.

Fonte: Economia.uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>