Noticias

Veja as últimas notícias

Proteja seu condomínio da dengue

Proteja seu condomínio da dengue

O calor está voltando com força e, por mais que o tempo esteja seco, qualquer chuva leve ou até mesmo algum descuido do dia a dia torna diversos pontos da casa um criadouro perfeito para o mosquito da dengue.

Cerca de 80% desses focos estão no interior das residências, em recipientes com água parada como pneus, garrafas, vasos de plantas, caixas d’água destampadas e calhas. Vale ressaltar que o ovo do mosquito sobrevive até 460 dias, cerca de um ano e meio.

Por isso, o Secovi-SP chama a atenção dos síndicos, administradores e imobiliárias para que orientem os profissionais e fiscalizem, durante visitas, os imóveis fechados à venda ou para locação.

O melhor caminho para controlar a doença é prevenir e impedir a proliferação. Dentro dos condomínios, os moradores podem e devem contribuir adotando medidas preventivas.

As varandas podem se tornar focos dos criadouros justamente por conter, em grande parte dos casos, muitos vasos de plantas. O ideal seria encher os pratinhos com areia ou furá-los. Também é importante limpar bordas de vasilhas de comida e água dos animais.

O fosso de elevador geralmente acumula água e abriga razoável quantidade de mosquitos. É de lá que eles acessam os andares, uma vez que a capacidade de voo do Aedes gira em torno de dois metros.

O síndico deve tomar providências destinadas às áreas comuns do edifício: manter piscinas sempre com cloro e na quantidade adequada; colocar cloro ou sal de cozinha nos ralos, principalmente da garagem, locais escuros e aprazíveis ao mosquito; evitar acúmulo de água em tambores e sobre guaritas com laje sem caída. É importante orientar os funcionários para que verifiquem pneus, gangorras e objetos para reciclagem de forma a não acumularem água.

Quem planeja viajar por um longo período também deve adotar os cuidados recomendados antes de sair de casa e checar as condições do local onde irá ficar, eliminando imediatamente potenciais focos da doença.

Fonte: Secovi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>