Noticias

Veja as últimas notícias

Secovi-SP participa de programa de eficiência energética em edificações

Secovi-SP participa de programa de eficiência energética em edificações

Sindicato da Habitação e outras entidades terão suas instalações analisadas

A capacitação profissional em eficiência energética tornou-se um dos pontos relevantes no quesito da segurança e da sustentabilidade das edificações. As empresas têm buscando capacitar seus colaboradores em busca da maior eficácia do uso de recursos empregados neste tipo de operação. 

Como parte do processo de preparação de novos profissionais, as instalações do Secovi-SP, localizadas na Vila Clementino, na capital paulista, serão utilizadas como case em Programa de Cooperação em Energias Renováveis e Eficiência Energética, realizado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

O público-alvo é formado por professores dos departamentos regionais do Senai e a proposta é a de aprofundar os conhecimentos dos docentes. O treinamento prevê a realização de uma auditoria energética prática em um edifício, ensinando de forma amostral a abordagem de um diagnóstico, elaborando medições e analisando processos prediais acerca de eficiência energética. Para tanto, alguns edifícios, como o que abriga a sede do Secovi-SP, foram selecionados e passarão por algumas medições em suas instalações. Ao final do curso, os participantes elaborarão um relatório conclusivo de diagnóstico sobre o que foi medido e apresentarão os resultados para a empresa gestora do edifício.

Entre os principais tópicos a serem abordados durante o trabalho, estão: desempenho energético em novos prédios, diagnóstico energético, tecnologia energética predial, automação predial e projeto de eficiência energética em edificações. A capacitação ainda envolve a avaliação financeira de projetos e diagnósticos presenciais dentro de edifícios em condições reais, como os que ocorrerão nos prédios do Secovi-SP, do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, ao longo desta semana. 

Para o vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Sindicato da Habitação, Carlos Borges, a busca por modelos de eficiência energética em edificações é um caminho sem volta, e a entidade tem muito a colaborar nesse tipo de ação. “ O Secovi-SP está dando um bom exemplo ao permitir que seja feita a avaliação de suas instalações em busca do caminho da sustentabilidade. Aliás, é recomendado setorialmente que as empresas caminhem para um modelo de construção sustentável”, salienta.

Segundo Borges, algumas questões ainda tem um peso importante no processo de conversão de um edifício para um modelo mais sustentável, mas as barreiras tendem a ser minimizadas num futuro próximo. “Sabemos que a transição para esse novo patamar vai depender de cada caso. A tecnologia empregada, a disponibilidade de recursos e a idade do prédio são questões a considerar neste processo. Num edifício residencial, é mais difícil conseguir recursos para uma atualização tecnológica. No entanto, quando se trata de um prédio de um único dono, como é o caso do Secovi-SP, tem-se uma interlocução mais rápida e visão de longo prazo quanto aos benefícios e ganhos. É algo irreversível, até por força de legislação”, comenta o vice-presidente.

O curso, que acontece na regional Ipiranga do Senai, termina na próxima sexta-feira, 28/4. O encerramento será realizado no auditório do Secovi-SP, a partir das 13h30, onde serão apresentados os diagnósticos de eficiência energética feitos pelos alunos e ocorrerá a entrega dos certificados.

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>